segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Espaço Ciência #1: Junção Neuromuscular

Espaço Ciência #1: Junção Neuromuscular.

Fala galera, Toru aqui para mais uma postagem, desta vez o primeiro "Espaço Ciência", decidi começar por este tema simples e que considero interessante, espero que gostem, lembrando que, apesar de começar falando de Ciências Naturais, vou sim falar de Humanas e Exatas, então galera aproveite a postagem:

Introdução

Todos sabem que os movimentos do corpo, sendo involuntários ou não, tem ação nervosa, mas vocês já se perguntaram como exatamente isso acontece?
Neurônios, as principais células do sistema nervoso, transmitem mensagens entre si por um processo de comunicação chamado Sinapse, mas este processo também ocorre entre os neurônios e seus órgãos alvo, como glândulas e os músculos, que será explicado hoje.

Processo Químico

O processo químico, dá-se por meio de sinapse entre o axônio do neurônio motor com a membrana plasmática da fibra muscular(sarcolema), tal sinapse química ocorre pelo neurotransmissor acetilcolina( um éster do ácido acético e da colina) que estimula os receptores nicotínicos para realizar a contração. Este neurotransmissor é inativado pela acetilcolinesterase, que desdobra a acetilcolina em metabolitos inativos de colina e ácido acético, esta enzima é abundante na fenda sináptica - o que é essencial para o adequado desempenho da função muscular.

Anatomia

A parte anatômica deste processo é a Placa motora, que nada mais é que a membrana plasmática pós-sináptica, ou seja, o sarcolema que fica em contato com o neurônio motor(localização da fenda sináptica). É nesta região que é liberada a acetilcolina e é onde ocorre a contração pela fibra muscular. A um conjunto de fibras musculares inervadas por um neurônio damos o nome de Unidade Motora. 


Espero que tenha sido possível entender, lembrando que foi algo bem resumido para ficar mais fácil de assimilar, para quem tem mais interesse, aconselho a buscar em livros e pela internet que com certeza vai achar muita informação, deixo aqui no final da postagem um vídeo em inglês muito bom de uma animação que engloba todo este processo. 


Valeu e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário